top of page

Entrar em contato com a natureza vale o investimento!

As atitudes de cuidado e carinho com o planeta Terra e com os seres vivos começam a partir da compreensão de como surgiram, como se desenvolvem e do que necessitam para sobreviver. No Colégio Kidsheaven, os alunos, desde pequenos, aprendem na prática como cuidar e preservar a natureza, o que é fundamental para que o planeta Terra e todos que aqui habitam coexistam plenamente.


Atualmente em condomínios fechados, apartamentos e ruas pavimentadas que compõem a paisagem urbana, o contato com a natureza traz enormes benefícios e, portanto, deve ser incentivado, principalmente pelas famílias.

A boa notícia é que existem muitas maneiras de aproximar os pequenos do ambiente natural. Além de divertida, essa exposição também é uma forma de diminuir o impacto de comportamentos típicos dessa geração, como o uso excessivo do celular e o sedentarismo.

Os centros urbanos são a realidade da maior parte da vida social. Entre eles, a tecnologia é a protagonista: TVs, celulares e brinquedos eletrônicos, por exemplo, fazem parte do cotidiano das crianças. Esses recursos podem ser de grande benefício para o desenvolvimento da criança, mas o contato com a natureza também deve ser incentivado em todos os momentos.


As crianças pequenas estão cada vez mais isoladas do mundo externo, repleto de estímulos não habituais. Esta é uma tendência compreensível. Afinal, muitos pais não têm oportunidade ou segurança suficientes para dar mais liberdade aos filhos.

No entanto, incentivar e proporcionar o contato com a natureza pode trazer grandes benefícios para as crianças. Confira alguns deles!

Desenvolvimento cognitivo

Em seu ambiente natural, longe de telas e brinquedos, as crianças têm maior estímulo para a atividade física. Correr na grama e subir em árvores são alguns exemplos. O espaço aberto é também um convite ao tradicional jogo de "rua", o que nem sempre é possível em ambientes urbanos.

Assim, problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário podem ser prevenidos. A falta de atividade física na infância pode levar a níveis elevados de colesterol, doenças cardíacas precoces e até obesidade infantil, segundo especialistas do Hospital do Coração (HCor).


desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo também se beneficia do contato com a natureza, pois as brincadeiras ao ar livre facilitam uma experiência sensorial completa. A criatividade é fortemente estimulada porque sem brinquedos prontos ou brincadeiras guiadas, as crianças pequenas podem usar toda a sua imaginação e criatividade.

Melhora no sistema imunológico


Como você provavelmente sabe, germes, bactérias e vírus nem sempre são vilões: a exposição a eles estimula o sistema imunológico a construir nossas defesas. Rolar na grama e brincar na terra são alguns passatempos que ajudam as crianças a desenvolver anticorpos naturalmente.


Consciência ambiental

Finalmente, um grande benefício é que as crianças têm uma maior consciência da importância da natureza para a vida. Por exemplo, ver as plantas crescerem e conviverem com os animais pode ensinar as crianças sobre a interdependência dos seres vivos desde cedo, tornando-as cidadãos mais sensíveis a uma cultura sustentável.

Entrar em contato com a natureza vale o investimento! Os benefícios para as crianças pequenas vão desde a saúde física até o desenvolvimento de uma maior responsabilidade ambiental. Além disso, correr na grama, subir em árvores e rolar a terra são momentos divertidos que ajudam a criar boas lembranças da infância.



229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsappIcone.png
bottom of page